Quem sou eu

Minha foto
Pesquisador da área de leitura e literatura. Fã de Guimarães Rosa, Miguel Sanches Neto e Ana Maria Machado.Profissional da educação.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Pintura Barroca

Deposição de Cristo - Caravaggio

O enterro do Conde Orgaz – El Greco.

O Jardim do Amor – Peter Paul Rubens.


Rembrandt - A ronda noturna.


Principais característica da pintura barroca:

  • Assimetria, em diagonal - que se revela num estilo grandioso e retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista.
  • Grande contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos)recurso uado para intensificar a sensação de profundidade.
  • Realista, abrangendo todas as camadas sociais.
  • Escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática.

Alguns dos principais pintores barrocos:

  • Rubens (espanhol) – Em suas telas destaca-se o uso de cores quentes e vibrantes, principalmente no vestuário das personagens e na luminosidade da pele clara das figuras humanas, além disso se notabilizou por criar cenas que sugerem, a partir das linhas contorcidas dos corpos e das pregas das roupas, um intenso movimento. Observe a Imagem 1.
  • Rembrandt (holandês) – Um dos aspectos que mais chama a atenção nos quadros deste pintor não é propriamente o contraste entre luz e sombra, mas a gradação da claridade, os meios-tons, as penumbras que envolvem áreas de luminosidade mais intensa. Observe a imagem 2.
  • Caravaggio (italiano)- Caracterizou sua pintura de modo revolucionário principalmente no uso da luz. Ela não aparece como reflexo da luz solar, mas é criada intencionalmente pelo artista, para dirigir a atenção do observador. Observe a imagem 4.

  • Manuel da Costa Ataíde (brasileiro) – É Considerado o maior expoente da pintura barroca mineira, inspirou-se em estampas e gravuras de missais. Seu domínio técnico é surpreendente, em relação ao meio em que viveu, suas pinturas distinguem-se pelo refinamento e pureza das cores, e pelo espírito inventivo. Observe a imagem 4, na qual o artista utilizou a tecnica do claro-escuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas